CIÊNCIA PARA TODOS – Acesso gratuito as imagens do planeta Terra
Por Inácio Thomaz Bueno e Fausto Weimar Acerbi Júnior
Fonte: Google Earth Engine
O crescimento do acesso a dados geoespaciais tem mudado nossa percepção do planeta em que vivemos. Grandes quantidades de informação, provindas de diferentes fontes, são geradas todos os dias, nos desafiando a examinar e compreender as dinâmicas do ambiente. Para acompanhar tal progresso, plataformas digitais de processamento geoespacial são constantemente inovadas, aumentando a disponibilidade de ferramentas e recursos para a condução de tais tarefas. Um dos principais serviços lançado pela Google, o Google Earth Engine, é uma plataforma gratuita de processamento em nuvem a qual possibilita análises de dados em escala planetária. Além de possibilitar análises geoespacias em alto desempenho computacional, a plataforma fornece por volta de 40 anos de dados relacionados a imagens de sensoriamento remoto.
Recentemente, um estudo realizado por White et al. (2014) que explorou a composição de imagens Landsat, foi implementado no Google Earth Engine. A ferramenta, chamada de BAP (Best Available Pixel ou melhor pixel disponível), combina vários sensores Landsat na composição de uma nova imagem livre de perturbações atmosféricas, como nuvens e sombras de nuvens. A ferramenta BAP, ainda possui uma interface simples e objetiva, a qual permite ao usuário visualizar, calibrar e fazer o download das imagens processadas em um curto tempo de processamento.
Assim, este produto avança no processamento e análise de imagens orbitais, no que diz respeito a qualidade dos dados em áreas extensas e séries temporais. Além disso, disponibiliza novos recursos a pesquisadores, profissionais e estudantes na condução de trabalhos e pesquisas, levando uma ciência de qualidade para todos.
Código para usuários [Link]
Google Earth Engine para novos usuários interessados [Link]
Referência
White, J. C., et al. “Pixel-Based Image Compositing for Large-Area Dense Time Series Applications and Science.” Canadian Journal of Remote Sensing, vol. 40, no. 3, Taylor and Francis Inc., May 2014, pp. 192–212, doi:10.1080/07038992.2014.945827.