top of page

O que são investimentos ESG?

Por Carolina Souza Jarochinski e Silva

figura%25201_edited_edited.jpg

Fonte: BTG Pactual adaptado.

Critérios Ambientais, Sociais e de Governança (Environment, Social & Governance, ESG) são os pilares que compõem uma nova dimensão dos investimentos socialmente responsáveis. Trata-se de estratégias de investimento que consideram, juntamente, aspectos econômico-financeiros, desempenho ambiental, social e de governança coorporativa na tomada de decisão.

O ESG pode ser definido como um conjunto de padrões das operações de uma empresa, que são utilizados por investidores socialmente conscientes para rastrear investimentos potenciais. Esses critérios são classificados como ambientais, sociais e de governança, podendo ser observados de diferentes formas no cotidiano das empresas.

Os critérios ambientais consideram como a empresa se comporta como gestora da natureza. Como exemplo, podemos citar o uso de energia limpa, a gestão dos resíduos, emissão de poluentes, conservação de recursos naturais e tratamento de animais.

Já os critérios sociais avaliam como a empresa gerencia o relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes e com as comunidades onde atua.

Os critérios de governança são aqueles que lidam com a liderança da empresa, diversidade do conselho de administração, remuneração dos executivos, auditorias, controle internos e direitos dos acionistas.

No contexto mundial, os critérios ESG são uma forma cada vez mais popular para os investidores avaliarem as empresas nas quais desejam investir. O conceito começou a ter relevância nas companhias, com um apelo mais forte, somente em janeiro de 2020. Foi quando, Larry Fink, presidente da BlackRock (maior gestora de investimentos do mundo) anunciou em uma carta ao mercado que iria interromper seus investimentos em setores intensivos em emissão de carbono, como a indústria de carvão, redirecionando esses recursos para segmentos mais sustentáveis. Apesar deste marco, o perfil dos investidores já vinha indicando que mudanças importantes estavam ocorrendo. Segundo Sylvia Coutinho (Presidente do Banco UBS), 50% do patrimônio privado mundial está nas mãos de mulheres e da geração dos Millenials, que são segmentos que consideram o ESG nas decisões de investimento. Ou seja, são pessoas que valorizam a sustentabilidade e procuram por empresas com valores que correspondam aos seus.

Recentemente, o Brasil teve um aumento na demanda por investimentos com finalidades positivas e isso é um reflexo de tendências mundiais do mercado financeiro. Como possibilidades de investimentos nesta linha, temos as ações de empresas que seguem os critérios do ESG. E para identificar quais são essas empresas podemos considerar os seguintes fatores:

  • Avalie os índices ESG: os indicadores relacionados ao conceito permitem identificar as empresas ESG. Por exemplo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores brasileira lista empresas segundo diversos critérios, inclusive o da sustentabilidade;

  • Priorize empresas certificadas: existem diferentes certificações que comprovam o alinhamento às práticas de desempenho ambiental positivo. Um exemplo é a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental);

  • Invista em títulos verdes: também chamados de green ou sustainable bonds, eles servem para financiar projetos com impacto socioambiental positivo. Para investir, basta comprar um título de dívida. Você receberá um retorno em juros após o fim do projeto;

  • Conte com o suporte de uma assessoria de investimentos: os assessores conseguem esclarecer dúvidas sobre as modalidades de investimento e os ativos disponíveis. Assim, fica mais fácil identificar os que atendem aos critérios ESG.

Além de investir em ações ou títulos de maneira individual, é possível contar com fundos de investimentos ESG para tornar a tarefa mais fácil. Eles possuem um gestor responsável por reunir ativos de empresas que seguem os critérios ambientais, sociais e de governança corporativa.  Essa é uma boa alternativa, uma vez que o ESG é um conceito ainda muito novo no Brasil. Sabemos que o nosso país possuí grande potencial para o desenvolvimento de práticas sustentáveis em virtude de sua extensão territorial, diversidade regional e riquezas naturais e, portanto, essa temática merece ser estudada, compreendida e difundida por todos que se interessam por investimentos e melhoria na qualidade de vida.

Referências:

Ali Murad Syed, (2017). Environment, social, and governance (ESG)

criteria and preference of managers, Cogent Business & Management, 4:1, 1340820, DOI:

10.1080/23311975.2017.1340820

https://youtu.be/d5QuG0BRZVs

https://www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/fundos-esg

https://blog.rico.com.vc/fundos-esg

https://blog.genialinvestimentos.com.br/esg-o-que-e/

https://www.btgpactual.com/asset-management/etf-esg/sobre-esg-e-etf

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/entenda-o-que-e-o-esg-e-como-ele-esta-se-tornando-um-pre-requisito-no-mercado-financeiro.shtml

https://www.investopedia.com/terms/e/environmental-social-and-governance-esg-criteria.asp

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page